DIY: Caderno personalizado

 

Eu sou apaixonada por itens de papelaria, sobretudo cadernos e moleskines, então resolvi fazer um misto dos dois ao personalizar os meus caderninhos!

Outro dia postei a foto de um deles no instagram e as meninas me pediram pra mostrar o passo-a-passo. É muito simples e não tem nenhum segredo, mas pra quem não tem a mínima ideia de como começar, aí vai o tutorial em fotos.

Eu gosto de usar aqueles cardernos grandes com folhas pautadas e enumeradas, porque isso facilita um bocado a organização das minhas anotações. Além do caderno, só é preciso um tecido com estampa bacana, cola branca, elástico e fita de cetim.

 

 

É importante passar ferro no tecido antes, pra facilitar a colagem. Abra o caderno sobre o tecido e corte deixando uma margem de 4cm em todos os lados. Posicione o caderno bem no meio e passe a cola com a ajuda de um rolinho de espuma. A cobertura fica uniforme e a gente evita sujeira.

 

 

Aplique o tecido passando as mãos por toda a superfície pra evitar vincos ou bolhas. Não se preocupe, é super tranquilo! Colada a parte da frente, vire o caderno e faça o mesmo na parte de trás. Depois é só passar a cola nas bordas e virar pra dentro. Não corte as pontinhas, dobre e só então passe a cola aí também, isso evita que o tecido desfie com o tempo.

 

 

Esqueci de dizer! Antes do passo anterior, corte esse pedacinho de tecido que fica bem no meio do caderno e empurre pra dentro, com a ajuda da tesoura. Depois separe o elástico e a fita de cetim.

 

 

Com a ajuda de uma faca, faça um pequeno corte na contracapa (parte de trás) em cima e embaixo, empurre cada ponta do elástico por esses cortes e cole do lado de dentro, deixando cerca de 4cm colados em cada ponta. Nessa hora é melhor usar uma cola com maior poder de fixação. Use a mesma cola em uma ponta da fita de cetim e empurre no meio do caderno, como foi feito com aquele tecidinho que a gente cortou lá atrás.

Cole uma folha de papel colorido na parte interna de cada capa, pra fazer o acabamento.

 

Prontinho! Moleza, né?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>