Otimizando o seu guarda-roupa

Que atire o primeiro cardigan quem nunca passou minutos de angústia diante das roupas penduradas no armário sem saber o que vestir.  E quem nunca se viu repetindo várias vezes as mesmas peças, só por comodidade? Taí dois pecados que eu vinha cometendo com frequência. Eu bem sei que nas horas em que a gente mais precisa, parece que as roupas se escondem da gente (daí surge a boa e velha desculpa de não ter o que usar), talvez por isso a gente cometa o erro de usar sempre as mesmas coisas.

Não que eu seja contra repetir roupas, ao contrário! Se tem uma coisa que me deixa feliz é usar mil vezes a mesma peça – e me sentir orgulhosa do investimento – mas que tal usar tudo sempre de um jeito novo?

 

Foi com essa ideia na cabeça (e várias folhas de papel na mão) que eu parei dia desses pra analisar o meu armário, fiz uma mega limpeza e acabei criando uma espécie de “lookbook do Paraguai“. Apesar de super simples, a coisa tem funcionado tão bem que eu achei que seria válido compartilhar com vocês.

 

 

Depois de separar tudo o que eu não uso mais, listei as peças que eu nunca havia usado, ou que usei poucas vezes. Incluí também as que eu já usei um bocado, e quero continuar usando, só que em propostas diferentes. Dividi a lista em “partes de baixo”e “partes de cima” pra fazer valer aquela regrinha de que a gente deve ter cinco partes de cima (blusa, camisa, jaqueta) para cada parte de baixo (saia, calça, shorts).

 

 

Fiz o mesmo com as bolsas e os sapatos. Como eu não tenho o closet da Carrie Bradshaw, fica difícil deixar tudo exposto. Por isso, achei melhor fotografar tudo e imprimir. Pra conservar bem as bolsas, guardei todas em saquinhos de TNT (geralmente vêm junto com elas quando a gente compra, mas dá pra usar sacos plásticos transparentes ou mandar fazer os saquinhos) e etiquetei todas elas, colocando na parte de fora das embalagens a foto equivalente ao produto que tá lá dentro. Assim não preciso abrir saquinho por saquinho na hora de escolher qual usar.

 

 

Dá pra fazer a mesma coisa com os sapatos, caso você não tenha espaço pra deixar todos expostos. Como as caixas normalmente já trazem o desenho do calçado no lado de fora, essa parte fica mais fácil.
Se isso fosse um lookbook de verdade, o próximo passo seria montar os looks – pensando na regrinha de cinco pra um que eu citei lá em cima e tentando combinar as peças de jeitos diferentes, pra conseguir o maior número de combinações possível – e fotografar um por um, já com os acessórios.

 

Acontece que eu tenho um problema: detesto provar roupa! Por um lado chega a ser uma vantagem, já que acaba freando um possível consumo exagerado. Por preguiça de experimentar, levo ao provador apenas as peças que eu amei muito, e daí não corro o risco de comprar nada por impulso.

 

 

Com a listinha de roupas e as fotos das bolsas e sapatos em mãos, foi só montar as combinações, sem precisar bagunçar tudo ou tirar as coisas do lugar. Montei mais de 20 opções de looks, o que tem sido MUITO útil na hora de escolher o que usar, porque eu só preciso considerar a ocasião e o horário e apontar na minha listinha a opção mais adequada. Depois disso pego cada peça em seu lugar e em pouco tempo tô pronta!

 

Percebi que as minhas produções melhoraram muito depois disso, já que me propus a usar tudo de um jeito pensado, variando e otimizando o uso das peças que eu tenho no armário. Agora, sempre que compro uma coisinha nova, além de pensar (no ato da compra) o quanto ela vai acrescentar no meu armário, assim que chego em casa já adiciono as propostas de uso à minha listinha.

Tô adorando essa dinâmica e só lamento por não ter posto a ideia em prática há mais tempo.

Experimenta você também!

 

8 Responses to “Otimizando o seu guarda-roupa”

  1. Natalia Moraes disse:

    Genteeeee! Que babado legal!
    Adoreiiiii a proposta, Lê!
    A melhor parte é pode varia bastante, sem fazer mta bagunça!
    :D

  2. Simples e Chique disse:

    Que ideia legal, adoreiiiii.
    Não sei se tenho paciência para fazer tudo isso, mas que a ideia é boa é.
    :)

    http://simplesechique.com

  3. Laíssa disse:

    Adoreiiiiiiiii a dica!!!Será q eu consigo fazer esse babado tb??? kero mt poder me organizar de forma funcional! ;)

  4. Nádia disse:

    Que boa idéia!
    Vou colocar em prática já a organização das bolsas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>